Rollemberg destaca reconhecimento internacional do Brasil em Fórum Mundial da Água

Da Redação | 23/03/2012, 11h45

Após participar da delegação do Senado no Fórum Mundial da Água, realizado na França, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), comentou em Plenário, nesta sexta-feira (23), ter ficado impressionado com o reconhecimento internacional alcançado pelo Brasil como um país que venceu o desafio de aliar crescimento econômico e redução das desigualdades sociais.

A iniciativa da presidente Dilma Rousseff de se reunir com 27 representantes dos maiores grupos econômicos brasileiros, essa semana, na busca de alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico reforçaria esse sentimento internacional, na avaliação de Rollemberg.

O senador pelo Distrito Federal comemorou dados recentes sobre redução do nível de desemprego (5,7% em fevereiro) e a migração de 2,7 milhões de brasileiros das classes D e E para a classe C, mas defendeu a necessidade de se ampliar investimentos em inovação tecnológica e na economia verde.

A atuação de Rollemberg no Fórum Mundial da Água foi elogiada pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que também acompanhou a delegação do Senado. Apesar de, em sua opinião, a legislação brasileira sobre gestão de recursos hídricos “não ficar nada a dever a nenhuma outra”, o parlamentar por São Paulo apontou dois obstáculos a serem superados no setor: a baixa cobertura nacional em saneamento básico (50% dos domicílios não têm acesso a esgotamento sanitário) e atraso na instalação dos comitês de bacias hidrográficas.

Também em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) concordou com a defesa de Rollemberg da diversificação da economia brasileira a partir do potencial ambiental. E cobrou um debate mais aprofundado sobre dívida pública, que estaria travando o desenvolvimento do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: