Jucá destaca encontro de Dilma com empresários

Da Redação | 23/03/2012, 12h10

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) aplaudiu em Plenário, nesta sexta-feira (23), a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de se reunir com o empresariado. Disse que no encontro, realizado na quinta-feira (22), no Palácio do Planalto, Dilma avaliou a situação da economia e ouviu os empresários sobre as dificuldades que enfrentam com a pressão cada vez mais intensa da competição externa em momento de recessão em diversos mercados.

- O empresariado tem dito que no chão da fábrica a indústria nacional é competente. Na verdade, o que encarece o produto brasileiro são as dificuldades extra fábrica – observou o senador, que destacou a carga de tributos e a logística como parte dos obstáculos.

Jucá disse que a presidente Dilma mais uma vez manifestou apoio a projeto de sua autoria (PRS 72/2010) que propõe a uniformização das alíquotas do ICMS, para impedir a concessão de incentivos fiscais que facilitam importações. Na prática, a medida deverá aumentar o grau de proteção aos produtos nacionais.

- Nós não estamos aqui querendo cessar as importações. A idéia não é fechar o Brasil, mas, sim dar as mesmas condições tributárias a produtos importados e produtos brasileiros, para que o empresariado brasileiro possa competir – disse. .

O senador comentou ainda que, na reunião, Dilma falou das providências que pretende adotar para que o país possa atingir crescimento de 4%. Os empresários sugeriram a redução da carga tributária e também melhorias na logística (estradas, portos e ferrovias, entre outros) para que possam continuar investindo, condição para mais empregos e mais renda para a população.

Jucá disse que foi uma reunião “proveitosa e promissora” e que coincidiu com o anúncio do resultado do avanço da renda média do brasileiro, em fevereiro, que chegou a R$1.699,70. Além disso, lembrou que a taxa de desemprego ficou no mês em 5,7%, o menor patamar dos últimos dez anos.

- São dois dados auspiciosos, que mostram a força do nosso mercado interno e a necessidade de protegê-lo – salientou.

Estiagem

Jucá registrou ainda sua preocupação com os riscos do atual quadro de seca em diversas áreas do país, inclusive seu estado. Observou que o Ministério do Meio Ambiente publicou também, na quinta-feira, decreto que define estado de emergência em 18 Estados por conta da possibilidade de incêndios, o que, para seu estado, seria o retorno de problema enfrentado há poucos anos em virtude da estiagem.

- Já estamos no fim do período da seca. Portanto, devemos, em um mês, um mês e pouco, ter chuva. Mas, enquanto não chega a chuva, é preciso que se fique atento para evitar incêndios, para evitar dificuldades para nossa população – disse num alerta ao governo de Roraima e à Defesa Civil e o próprio Ministério do Meio Ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: