Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste

Da Redação | 22/03/2012, 16h20

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (22), a assinatura de convênios do governo federal com o governo da Bahia para a construção de sistemas coletivos de abastecimento de água em muito dos 141 municípios atingidos pela seca.

A senadora informou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitará Salvador no início da semana que vem para a assinatura desses convênios. O montante de recursos a serem aplicados até 2013, conforme a promessa do governo, é de R$ 167 milhões.

- Os beneficiados serão os assentados e os produtores rurais da Bahia para garantir consumo humano de água na região. Quero saudar essa iniciativa. O enfrentamento das consequências da seca necessita de medidas mais prementes e consequentes. Teremos oportunidade de discuti-las com outros senadores que fazem parte da bancada da seca – observou.

Dia da Água

A senadora lembrou também que a data de 22 de março de 1992 foi marcada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o lançamento da Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de conscientizar a população mundial e os governantes para a importância “deste bem precioso”.

- Sendo do Nordeste, temos obrigação ainda maior de zelar pelos nossos mananciais. Essas dificuldades anuais de abastecimento de água, [o Nordeste] vive mais uma vez o flagelo da seca – lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: