Aníbal Diniz elogia mudança na Provinha Brasil, que avalia alfabetização

Da Redação | 22/03/2012, 16h35

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (22), anúncio feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de que vai promover modificações na Provinha Brasil, instrumento do governo federal para avaliar o grau de alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas.

Ele informou que a Provinha Brasil acontece atualmente em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, permitindo saber o que as crianças realmente aprenderam em termos de habilidades de leitura e escrita.

O novo formato que o MEC pretende adotar, continuou Aníbal Diniz, deve ampliar a aplicação do exame, que deixaria de ser apenas uma amostra.

- A intenção do governo é tornar essa avaliação universal já em 2013, num esforço para melhorar a alfabetização no país e para que o Brasil possa ter todos os estudantes das séries iniciais plenamente alfabetizados — disse.

Classificação etária

Aníbal Diniz comunicou ainda o lançamento da nova campanha do Ministério da Justiça sobre a classificação indicativa dos programas de TV. Segundo ele, a campanha, que tem o slogan “Não se engane”, alerta os pais sobre a influência que programas audiovisuais podem ter na formação das crianças, em razão de terem forte tendência a repetir o que vêem na televisão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: