Acir Gurgacz defende mais controle sobre agrotóxicos

Da Redação | 22/03/2012, 19h55

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em discurso nesta quinta-feira (22), manifestou preocupação com a escassez de controle e orientação no uso de agrotóxicos no Brasil, tema de audiência pública realiza pela manhã na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O parlamentar registrou a importância dos defensivos agrícolas, que permitem produção em grande escala e são fundamentais para o modelo de agronegócio do Brasil, mas lamentou seus efeitos negativos para o equilíbrio ecológico e para a saúde humana – muitas vezes, como ressaltou, de formas ainda desconhecidas.

– A discussão sobre o uso de agrotóxicos já rompeu os limites do setor agrícola e ganhou eco em toda a sociedade. É um tema que interessa a todos os brasileiros. Vamos continuar cobrando mais controle e fiscalização por parte dos órgãos governamentais – disse o senador.

A audiência na CRA deixou Acir Gurgacz preocupado com a falta de controle eficiente e as falhas na coordenação dos órgãos responsáveis por evitar que alimentos contaminados cheguem aos consumidores. Para o senador, o governo deve levar orientação que permita ao agricultor fornecer o melhor produto, além de proporcionar educação sanitária para guiar o uso de agrotóxicos respeitando a ecologia e preservando a saúde dos trabalhadores.

– Caminhamos para sermos o maior produtor de alimentos do planeta, mas precisamos construir essa liderança sobre bases sustentáveis – afirmou, esperando que as próximas audiências da CRA possam aprofundar a discussão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: