Rollemberg destaca reunião de legisladores de 190 países antes da Rio+20

Da Redação | 21/03/2012, 12h31

Delegações parlamentares de 190 países são esperadas na Cúpula Mundial de Legisladores, de 15 a 17 de junho no Rio de janeiro, antecedendo a Rio+20. A reunião mundial de parlamentares é inédita e tem como um dos objetivos estabelecer um processo permanente de acompanhamento e fiscalização dos compromissos assumidos pelos chefes de Estado na conferência das Nações Unidas.

Conforme informou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que integra o grupo de parlamentares brasileiros responsáveis pela organização da cúpula, legisladores de todo o mundo querem manter encontros a cada dois anos para monitorar o trabalho dos governos em relação ao que for assumido na Rio+20.

– Há um entendimento de que muitas das decisões tomadas nas convenções internacionais não são implementadas por falta de envolvimento dos parlamentos nacionais. A ideia é que, a cada dois anos, essa cúpula possa se reunir para acompanhar a implementação das convenções internacionais relativas ao desenvolvimento sustentável.

Além dessa agenda de fiscalização, a Cúpula Mundial de Legisladores também tem por objetivo a troca de informações sobre legislação ambiental e a incorporação, no debate internacional, do conceito de capital natural.

– É preciso envolver os ministros da Fazenda na discussão de capital natural, em duas vertentes: no pagamento por serviços ambientais e na própria valoração dos recursos naturais – explicou.

A Cúpula de Legisladores é uma iniciativa da organização mundial de parlamentares denominada Globe International e de sua representação brasileira, que tem Cícero Lucena (PSDB-PB) como presidente e Rollemberg como vice. A entidade trabalha para que o processo de reuniões bianuais da cúpula seja formalmente incorporado no documento final da Rio+20.

Após participar de reuniões preparatórias em Bruxelas e em Londres, Rollemberg informou que já confirmaram participação no evento seis representantes do Parlamento Europeu e delegações de 23 países da União Europeia. A Cúpula Mundial de Legisladores será realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: