Mozarildo destaca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Da Redação | 21/03/2012, 16h20

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou a comemoração, nesta quarta-feira (21), do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, informando que a data foi escolhida para lembrar massacre ocorrido na África do Sul, em 1960, quando 60 negros foram mortos e centenas ficaram feridos durante um protesto pacífico contra a segregação racial.

– Infelizmente a discriminação racial permanece em pleno século 21 – lamentou o senador.

Mozarildo citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, para lembrar que negros e pardos são mais da metade da população brasileira. De acordo com o IBGE, 6,91% se dizem negros; 44,16%, pardos; e 41,22%, brancos.

O senador fez questão de ressaltar que mesmo pessoas claras podem ter composição genética da raça negra, já que a população do Brasil é fruto de miscigenação. Ele se declarou contrário a todo tipo de discriminação, mas fez a ressalva de que não se deve politizar a defesa das minorias.

Síndrome de Down

O senador também destacou a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Mozarildo, que é médico, explicou que a síndrome ocorre devido a um distúrbio do cromossomo 21, razão de a comemoração ocorrer no dia 21 de março. Na parte da manhã, o Congresso realizou uma solenidade para lembrar a data.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: