Lindbergh: ‘Ter uma filha com síndrome de Down não é problema, é uma maravilha’

Da Redação | 21/03/2012, 19h25

Em discurso no Plenário, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) agradeceu a todos os participantes da solenidade realizada pelo Senado e pela Câmara para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta quarta-feira (21). Pai de Beatriz, portadora da condição, Lindbergh garantiu não haver nada de triste na situação.

– Ter uma filha com síndrome de Down não é problema nenhum. É uma alegria, é uma maravilha, é a melhor coisa do mundo! Não troco minha filha por nada – disse, emocionado.

O senador informou que a data internacional foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas depois de articulação do governo e parlamentares brasileiros. Ele explicou que a Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do 21º cromossomo humano, por isso a escolha do dia 21 do terceiro mês de cada ano para a comemoração.

Lindbergh agradeceu a todos os senadores, deputados e demais convidados que participaram da solenidade e fez menção especial ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que convocou a solenidade no Salão Negro do Congresso.

O parlamentar disse que outra conquista do movimento Down foi a criação de um protocolo de saúde específico para portadores da síndrome, principalmente para recém-nascidos.

– Infelizmente, muitas crianças morrem porque os profissionais de saúde não sabem de todos os procedimentos que devem ser tomados, por exemplo, no nascimento. Sessenta por cento das crianças que nascem com síndrome de Down têm problemas cardíacos e nessa hora tem que ser feito o ecocardiograma – pontuou.

Em apartes, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB), Magno Malta (PR-ES), Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Davim (PV-RN), Ana Amélia (PP-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Paulo Paim (PT-RS), Jorge Viana (PT-AC) e Walter Pinheiro (PT-BA) também comemoraram as conquistas em relação à síndrome de Down e elogiaram o empenho do colega no tema.

O presidente José Sarney disse que esta quarta-feira (21) foi um grande dia para o Senado e atribuiu a maior parte do sucesso da empreitada ao comprometimento de Lindbergh.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: