Lauro Antônio destaca turismo rural como forma de impulsionar economia do Nordeste

Da Redação | 21/03/2012, 20h15

Em discurso nesta quarta-feira (21), o senador Lauro Antônio (PR-SE) fez um resumo da visita técnica da Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste a Sergipe, ocorrida na última segunda-feira. Na ocasião, parlamentares, prefeitos e outras autoridades presentes debateram a importância do investimento no turismo, em especial o turismo rural, como forma de alavancar a economia dos estados nordestinos, explicou o parlamentar.

Para estimular o desenvolvimento desse segmento turístico, Lauro Antonio informou ter apresentado dois projetos de lei: o PLS 45/2012, para incentivar e oficializar o turismo rural como um segmento turístico, com benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas; e o PLS 46/2012, que assegura aos estabelecimentos com atividades na área de turismo rural, ecoturismo e de aventura tarifação de energia elétrica equivalente à classe rural e suas subclasses. Segundo ele, os textos têm apoio de duas entidades do setor: o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (Idestur) e a Associação de Turismo Rural no Distrito Federal.

Na reunião de segunda-feira, explicou o senador, destacou-se o turismo como um dos setores que mais gera emprego, renda e divisas para os municípios e uma solução factível para a diminuição da pobreza extrema que aflige parcela considerável da população do interior nordestino.

A interiorização do turismo, com o estímulo à criação de empreendimentos voltados ao turismo rural, disse Lauro Antonio, surge como importante ferramenta para fomentar o desenvolvimento dos municípios. Outros benefícios seriam a dinamização da economia local, com a valorização da cultura da região, e redução da migração das famílias para os grandes centros.

– Por meio do turismo rural qualificam-se produtos, roteiros e destinos turísticos com olhar voltado para a sustentabilidade, qualidade e competitividade; promove-se a diversificação da oferta turística; e apoia-se e incentiva-se a formação de novos produtos e serviços turísticos como hotéis fazenda e parques temáticos rurais – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: