Ana Amélia defende produtores de fumo do Sul do país

Da Redação | 21/03/2012, 19h35

Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a senadora Ana Amélia (PP-RS) registrou sua participação na abertura da Expoagro/Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), ocorrida nesta data no município gaúcho de Rio Pardo. Ana Amélia manifestou apreensão com decisão recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a comercialização futura de cigarros com sabor no Brasil.

Ana Amélia disse desconhecer que conseqüências trará a medida aos pequenos produtores de tabaco de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que reúnem os maiores plantios no país.

A senadora explicou que cerca de 85% da produção são destinada ao mercado externo, chegando a gerar R$ 3 bilhões em exportação às 230 mil famílias que se dedicam à atividade no sul do país.

Ana Amélia avaliou que a chamada reconversão da área plantada com tabaco em outras culturas não pode ser feita com um produto que tenha menor valor em receita e renda que o fumo para o pequeno produtor.

Transição

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que concorda com a transição “firme e segura” do tabaco para outras culturas, mas ressaltou que para isso é preciso haver um projeto do governo federal em conjunto com as administrações estaduais e municipais.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que a reconversão econômica da área atualmente cultivada com fumo deve ser feita dentro dos parâmetros definidos pela Convenção Quadro do Tabaco das Nações Unidas, que foi assinada pelo Brasil e ratificada pelo Congresso Nacional.

Arroz

Em seu pronunciamento, Ana Amélia saudou o anúncio, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, de uma série de medidas que irão contribuir para a comercialização da safra de arroz 2011-2012 – entre elas R$ 377 milhões para a garantia de preço mínimo e produtividade no setor.

- O governo mostra estar atento aos produtores rurais castigados pela seca e problemas de comercialização – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: