Vanessa Grazziotin pede união pelo fim das desigualdades regionais

Da Redação | 16/03/2012, 10h45

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu nesta sexta-feira (16) a organização dos parlamentares da Amazônia para mostrar à sociedade brasileira e ao poder público as necessidades da região. Em discurso da tribuna, ela também conclamou os colegas que representam estados do Norte e Nordeste para atuarem juntos pelo fim das desigualdades em relação ao centro-sul do país.

– Este será um ano de grandes desafios. Precisamos nos unir com muita força para fazer com que nossas regiões recebam atenção maior do que temos recebido. Somos agradecidos por tudo o que o governo da presidente Dilma tem feito por nós e pelo que fez o presidente Lula, mas queremos ainda mais, para melhorar o nosso país – disse.

Ela defendeu uma melhor distribuição de recursos entre estados e entre municípios e, como contribuição para a construção de um país mais igualitário, citou projetos que tramitam no Congresso, como o PLS 192/2011, de sua autoria, que trata da distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Para Vanessa, o Brasil é um país de grandes possibilidades e os governantes não podem apenas priorizar resultados da economia, como superávit e inflação. Conforme observou, é preciso olhar o hoje, mas também vislumbrar o amanhã. Ela chamou a atenção para a falta de investimentos em ciência e tecnologia no Norte e como exemplo informou que a Amazônia conta com apenas um centro de biotecnologia, ainda subutilizado.

A parlamentar defendeu ainda o desenvolvimento da indústria farmacêutica que, segundo frisou, cresce hoje por conta da produção de genéricos.

– O genérico é a cópia de um medicamento cuja patente já expirou. Precisamos ir além do genérico, temos que desenvolver um projeto consistente de desenvolvimento de inovação nessa área e ninguém dispõe de mais matéria prima para isso do que o Brasil.

No início de seu pronunciamento, Vanessa Grazziotin saudou os 27 anos do Diário do Amazonas, cumprimentando a direção do jornal, os jornalistas e todos os que trabalham no periódico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: