Suplicy registra entrevista de diplomata brasileiro sobre a crise na Síria

Da Redação | 14/03/2012, 17h05

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou em Plenário nesta quarta-feira (14) entrevista do embaixador Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão de Investigação da ONU para a Síria, publicada no jornal O Estado de S. Paulo. Na entrevista o embaixador se mostra contrário ao envio de armas aos rebeldes e a uma solução militar para o conflito e defende solução negociada, com a participação do governo e de grupos armados.

O embaixador brasileiro, porém, acrescentou o parlamentar, apresentou relatório ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) no qual informa que o governo sírio está aplicando punição coletiva à população e diz que as apostas estão concentradas em solução negociada com a intermediação de Kofi Annan, emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria.

Suplicy observou que a situação no país árabe, de revolta popular e forte reação do regime de Bashar al Assad, já vitimou milhares de pessoas e não é de fácil solução. Suplicy avalia ser importante que os parlamentares brasileiros reflitam sobre o conflito na Síria, que ocupa posição central e estratégica no Oriente Médio. Ele lembrou, ainda, a preocupação crescente em torno da possibilidade de uma guerra entre Irã e Israel, que poderia também envolver a Síria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: