Mário Couto acusa governo de mentir sobre a situação da economia do país

Da Redação | 14/03/2012, 18h35

O senador Mário Couto (PSDB-PA) acusou o governo federal de mentir ao povo brasileiro sobre o crescimento econômico do país. Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador chamou a atenção para a promessa de um “espetáculo de crescimento” ante os números do ano passado, de 2,7% de crescimento do produto interno bruto (PIB).

- Há poucos dias o governo petista anunciou o crescimento do PIB um pouco mais de 2%, quando se propalava dentro do governo um crescimento acima de 6%. O governo petista é assim, o governo petista mente, o governo petista diz que no Brasil não tem inflação. E a família brasileira compra o feijão com mais de 50% [de aumento], a carne com mais de 50% [de aumento], os serviços acima de 20% [de aumento].

O senador apontou a crise na indústria e comparou a situação do Brasil com a vivida pela Argentina, onde o governo tem sido acusado de maquiar índices oficiais de inflação e de crescimento econômico.

- Estamos caminhando para sermos uma Argentina, que tanto mentiu ao seu povo e perdeu totalmente a credibilidade. O governo petista mente descaradamente. O ministro [Guido] Mantega ontem ficou pálido, quando eu disse a ele que era uma mentira o que se diz ao povo com referência à inflação brasileira – criticou, referindo-se à exposição do ministro da Fazenda na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (13).

Florence e Pimentel

 

O parlamentar mencionou a queda de mais um ministro no governo Dilma Rousseff, desta vez Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário. Em seu lugar, assumiu Pepe Vargas (PT-RS). E lembrou que o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por fraude em licitação pública quando prefeito de Belo Horizonte.

- Agora mesmo saiu devagarinho, na câmera lenta, o ministro Afonso Florence, para que ninguém soubesse. É mais um. Esse aí sai de mansinho para que ninguém aqui [no Senado] pudesse falar de sua saída. Outro [Fernando Pimentel], é denunciado pela Procuradoria Geral da República, metido em corrupção. O governo bate recorde em corrupção, e o dinheiro do povo brasileiro sai pelo ralo, e o PT mente – acusou.

Jucá

Mário Couto foi irônico ao comentar a troca de liderança do governo pela presidente da República, Dilma Rousseff. Para o lugar de Romero Jucá (PMDB-RR), foi indicado o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

- Dilma é má. E ela é má porque há poucos dias o governo perdeu uma votação aqui. Sabe o que ela fez? Mandou imediatamente tirar o Romero Jucá da liderança do governo. Sai Romero, tu ‘vai’ sair é hoje...

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: