Mantega destaca equilíbrio fiscal do Brasil

Da Redação | 13/03/2012, 14h30

Já dura mais de uma hora e meia a audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos que ouve o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na primeira parte do encontro, o ministro fez uma detalhada explanação sobre a realidade recente e perspectivas da economia brasileira.

Mantega disse que a crise econômica mundial, iniciada em 2008, ainda persiste e é um dos desafios brasileiros para 2012. Ele afirmou que 2011 foi um ano difícil para todas as economias do mundo e um dos motivos foi a pressão inflacionária em razão do aumento do preço das commodities.

Apesar dos percalços, Mantega afirmou que o “Brasil atravessou 2011 com bons resultados econômicos”. Ele disse que o baixo crescimento do PIB em 2011, de apenas 2,7%, foi resultado da pressão inflacionária e da crise mundial mas, mesmo assim, o país conseguiu um “resultado satisfatório” com “forte geração de empregos” e aumento da massa salarial.

De acordo com o ministro, não só houve aumento da população remunerada, mas também crescimento significativo do rendimento real.

- Estamos enfrentando uma crise internacional, mas conseguimos aumento dos salários dos trabalhadores e estamos mantendo todos os direitos trabalhistas. Também cumprimos a meta de superávit primário de 2011 e as metas inflacionárias e tivemos um resultado fiscal sólido

Para Mantega, o Brasil está pronto para continuar enfrentando os efeitos da crise internacional em 2012.

Agora, Mantega está respondendo a questionamentos dos senadores.

Mais informações a seguir

Da Redação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: