Jayme Campos propõe obrigatoriedade de informações em braile em restaurantes

Da Redação | 13/03/2012, 16h25

O senador Jayme Campos (DEM-MT) manifestou, em pronunciamento nesta terça-feira (13), preocupação com os deficientes visuais e comunicou ao Plenário a apresentação de projeto de lei que torna obrigatória a “confecção de cardápio, rol de serviços, normas explicativas e placas indicativas” em braile em restaurantes, hotéis bares e similares.

- Para quem não enxerga, qualquer ajuda é uma luz. Preferi começar com uma proposta simples, de fácil realização, mas para conscientizar nossa sociedade desse problema, transformando a todos em copartícipes num amplo programa de readequação urbana que facilite a vida dos portadores de deficiências.

De acordo com estatísticas apresentadas pelo senador, há no Brasil cerca de 800 mil pessoas com deficiência visual, um número que deve dobrar até 2020 acompanhando o aumento da expectativa de vida. Em sua avaliação, essas pessoas sofrem diariamente com barreiras para o desempenho de tarefas corriqueiras, e é função da democracia integrá-los à sociedade. Jayme Campos citou exemplos de empresas que adotaram medidas para facilitar a vida dos cegos, como a impressão de rótulos e cardápios em braile, e citou seu projeto de lei anterior que obriga o fornecimento de versão em áudio de manuais explicativos:

- Estaremos dando uma nova perspectiva e, sobretudo, construindo a verdadeira cidadania de milhares de pessoas.

Da Redação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: