Capiberibe quer prioridade para a produção pesqueira na região Norte

Da Redação | 08/03/2012, 20h10

O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez um apelo em Plenário, nesta quinta-feira (8), ao recém-empossado ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, para que dedique atenção especial ao desenvolvimento da produção pesqueira na região Norte, particularmente a proveniente da aqüicultura. João Capiberibe aprovenitou para parabenizar Marcelo Crivella pela posse no cargo de ministro.

Segundo ele, mesmo sendo a região Norte o maior reservatório de água doce do planeta, abrigando uma enorme biodiversidade, a aqüicultura é pouco desenvolvida ali.

A produção da aqüicultura da região, informou o parlamentar, representa apenas 8,7% da produção total do país e está concentrada nos estados do Amazonas e Pará.

De acordo com João Capiberibe, para que a região Norte viabilize seu grande potencial no setor, são necessários investimentos em pesquisa, geração e difusão de tecnologia, infraestrutura, através de programas de incentivos à produção pesqueira e que atinja todos os segmentos da cadeia produtiva.

Com relação ao Amapá, João Capiberibe observou que devido ao predomínio de vegetação de mangue em seus quase 700 quilômetros de costa, o seu litoral é um local excepcional para a pesca, visto que os mangues são importantes áreas de reprodução e proteção de numerosas espécies de peixes.

Mesmo assim, conforme explicou, embora o estado disponha desse importante patrimônio natural, sua produção pesqueira é pequena.

- Na realidade, os bancos pesqueiros da costa do Amapá são explorados por centenas de barcos de outros estados que percorrem diariamente a região praticando a pesca industrial, entrando em conflito com os pescadores tradicionais do Amapá, que são estimados em nove mil pescadores – lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: