Walter Pinheiro destaca avanço do país entre maiores economias sem esquecer área social

Anderson Vieira | 07/03/2012, 22h30

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (7) que, mais do que chegar à posição de sexta economia do mundo, o Brasil conseguiu fazer isso sem deixar de lado “questões sagradas” da área social. Apesar da desaceleração em 2011, o crescimento econômico de 2,7% foi suficiente para ultrapassar o PIB do Reino Unido e colocar o país no sexto lugar entre as maiores economias do mundo.

O senador afirmou que, apesar do sentimento de dor pelo fato de o país não ter alcançado um índice maior que os 2,7%, é preciso festejar o crescimento com inclusão em um cenário de crise.

Walter Pinheiro afirmou que foi preciso ousadia para “comprar briga” com determinados setores e garantir moradia, direitos iguais, trabalho e renda em todas as regiões do país.

– É com essa ousadia que o Brasil consegue chegar a sexta economia do mundo, tendo como pressuposto básico que o país precisa crescer e investir, mas precisa olhar para sua gente.

Walter Pinheiro também citou como prioridades atuais o debate sobre a questão da reestruturação industrial, o fim da guerra fiscal e o estímulo à produção para o enfrentamento da crise.

Tecnologia

O senador relatou ter participado, na Espanha, do GSMA Mobile World Congress 2012, evento mundial de tecnologia móvel. Ainda na viagem, o senador visitou instalações de empresas da área médica na Noruega e na Alemanha e conheceu soluções para levar banda larga a áreas distantes na Suécia. O objetivo da viagem foi buscar investimentos e parcerias, em entendimento com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo da Bahia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: