Jorge Viana elogia debate sobre aviação civil

Da Redação | 01/03/2012, 17h54


Em discurso nesta quinta-feira (1º), o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou a realização, na parte da manhã, de uma audiência pública da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O senador informou que estavam presentes o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.

A audiência debateu o papel das concessões de alguns dos principais aeroportos do Brasil. Jorge Viana lembrou que Guarulhos, Brasília e Viracopos já foram concedidos pelo governo para a iniciativa privada pelo valor de R$ 24,5 bilhões. O senador fez questão de ressaltar que a concessão é "completamente diferente" da privatização ocorrida no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Segundo Jorge Viana, durante a audiência, o ministro Wagner Bittencourt sinalizou que o governo vai investir na aviação regional. Ele disse que o Brasil tem dimensões continentais e a aviação não pode ser considerada um luxo, mas um serviço de primeira necessidade. Na visão do senador, o Brasil é hoje o mercado de aviação mais cobiçado do mundo. Ele ainda pediu serviços aéreos mais eficientes, tarifas mais baixas e mais estrutura nos aeroportos.

- O aumento de passageiros impõe uma mudança no Brasil. As mudanças estão chegando - disse o senador. 

Enchentes

O senador também agradeceu as manifestações de solidariedade dos colegas senadores com a situação do povo acreano, que enfrenta dificuldades com as enchentes no estado. Jorge Viana informou que as águas do Rio Acre começaram a baixar e marcam 15 metros, tendo alcançado 17,64 metros na semana passada.

Ele informou que a bancada de parlamentares do Acre teve uma reunião mais cedo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana Filho. O senador disse que a bancada do Acre reclamou da morosidade na liberação de recursos em caso de calamidade. Segundo Jorge Viana, o ministro garantiu esforço para uma liberação mais urgente dos recursos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: