Painel eletrônico falha e obriga senadores a assinarem lista de presença

Da Redação | 29/02/2012, 19h09

Devido a problemas ocorridos nesta quarta-feira (29) no sistema do painel eletrônico de votação do Plenário do Senado, o presidente José Sarney solicitou que, na sessão de quinta-feira (1º), os senadores assinem o livro de presenças de modo a registrar seu comparecimento na sessão.

Sarney admitiu que a tecnologia do painel de votação do Plenário não é moderna e vem apresentando falhas. Segundo Sarney, é preciso uma mudança mais profunda.

- Se o sistema não for recuperado, vamos utilizar o método antigo, de cabine secreta - brincou Sarney, para o caso de necessidade de votação nominal.

A equipe técnica responsável pelo painel está trabalhando em busca uma solução para o problema.

No final da tarde, a Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal emitiu nota para explicar o problema apresentado pelo painel, que foi desativado depois de apresentar "travamento".

A informação da secretaria é de que o Prodasen e a empresa mantenedora do sistema estão trabalhando para encontrar uma solução, que, de qualquer maneira, será submetida à aprovação da Unicamp, entidade certificadora do equipamento. O painel está em funcionamento há 10 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: