Cyro Miranda aponta falta de bom senso em orientações da Anac

Da Redação | 29/02/2012, 16h57


O senador Cyro Miranda (PSDB-GO), em discurso nesta quarta-feira (29), apontou falta de bom senso em determinadas decisões tomadas pelas autoridades brasileiras. Ele criticou especialmente instruções passadas pela Agência Nacional de Aviação Civil no impresso "Dicas da Anac", como a recomendação para o passageiro evitar "despachar bagagens que contenham objetos de valor" e dar preferência a levá-los na bagagem de mão.

Para Cyro Miranda, a recomendação, quando feita pela própria Anac, é o reconhecimento público da incapacidade das autoridades brasileiras de oferecer a devida segurança a quem utiliza o transporte aéreo no país.

- Se nada for feito, os aeroportos brasileiros podem se transformar num cenário caótico, a exemplo das emergências de hospitais, do transporte público, entre tantas mazelas que ocorrem na sociedade brasileira. A Copa se avizinha. Nós vamos passar vergonha - disse.

Ele também criticou pontos da Lei Geral da Copa, aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados na terça-feira (28). Para ele, o texto é um desafio ao bom senso, especialmente nos tópicos referentes ao consumo de álcool dentro dos estádios durante a realização do campeonato, em 2014.

- Como ao longo de décadas fazemos propaganda para evitar o consumo de álcool e a violência e agora, por capricho da Fifa, vamos permitir a venda de álcool? - questionou.

Para Cyro Miranda, está se gastando muito dinheiro com a Lei Seca para criar uma cultura, e a bebida permitida durante a Copa pode ser um estopim para o aumento da violência. Segundo o senador, já passou da hora de o Brasil deixar o improviso e o jeitinho que supera tudo, como "aceitar regras sem sentido".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: