Flexa Ribeiro pede mais fiscalização para prevenir acidentes aéreos no Norte

Da Redação | 28/02/2012, 21h01


Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou a "miopia" do governo federal diante do agravamento da situação do transporte aéreo na Região Norte, onde foram verificados cinco acidentes nos últimos 20 dias, e pediu mais ação fiscalizadora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na Amazônia.

- É um sistema de transporte que precisa ter controle pela Anac nas revisões dos equipamentos. É necessário saber se os equipamentos que estão voando estão com suas revisões em dia, não só as grandes aeronaves, mas também os aviões de pequeno porte - afirmou o senador.

Flexa Ribeiro lembrou que, em 2009, criticou da tribuna do Senado a decisão da Anac de fechar seus escritórios regionais, o que, em sua avaliação, tornou mais difícil a fiscalização das aeronaves. O parlamentar também lembrou reunião recente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), na qual a discussão da segurança do setor aeroviário deu ênfase à situação da Amazônia.

Entre os acidentes aéreos em seu estado, Flexa Ribeiro destacou a queda, no último sábado, de um avião bimotor na localidade de Jeripaúba, que resultou na morte do deputado estadual Alessando Novelino, do piloto e do assessor do deputado. O senador pediu voto de pesar pelo falecimento de Novelino.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: