Paulo Bauer quer prioridade para reforma política

Da Redação | 15/02/2012, 17h29


Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) destacou a necessidade de se promover uma reforma política no Brasil, que considera uma questão prioritária, e lamentou a falta de "vontade política" do governo para o estabelecimento de novas regras para as eleições.

- Antes mesmo da reforma tributária, da reforma administrativa, da reforma do Estado, seria necessário discutirmos a reforma política. Afinal de contas, a reforma política tem uma relação muito estreita com o processo federativo, com a construção e com a segurança institucional do país - afirmou. 

Para o parlamentar, as propostas das comissões da Câmara e do Senado para a reforma política foram deixadas de lado porque "as prioridades do governo foram outras", dificultando o trabalho do Legislativo, especialmente por meio de medidas provisórias. Paulo Bauer defendeu uma discussão profunda no Congresso sobre o instituto da reeleição e condenou a ocorrência de coligações "absolutamente incompreensíveis" nas eleições municipais: 

- Nós teremos a possibilidade de ver campanhas eleitorais serem feitas Brasil afora por pessoas que eventualmente não têm sua base política firmada no partido e na ideologia. Nós precisaríamos sim de uma reforma política. Não podemos conviver num Brasil moderno, num Brasil do futuro, sem fazê-la - declarou. 

Em apartes, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou que o voto proporcional prejudica os partidos, e defendeu uma reforma política que estabeleça o financiamento público de campanhas e o voto distrital em lista fechada. Já o senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou o "espírito conservador" que dificulta o avanço rumo a mudanças na legislação eleitoral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: