Anibal Diniz comemora aniversário do PT e diz que partido promoveu desenvolvimento histórico

Da Redação | 15/02/2012, 18h25


O senador Anibal Diniz (PT-AC) homenageou em Plenário nesta quarta-feira (15) o Partido dos Trabalhadores pelos seus 32 anos, comemorados na semana passada. O senador afirmou que o partido conseguiu promover no Brasil um desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e geração de emprego, fortalecendo o país internamente e também nas relações internacionais.

O senador relembrou os primeiros anos de vida da legenda, no início da década de 80, quando poucos militantes - muitos líderes de entidades sociais, outros chegados do exílio ou saídos do cárcere militar - lutavam pela instalação da democracia no país. Naquela época, disse Aníbal, eles eram apenas um "exército de sonhadores", que queriam construir um partido democrático de esquerda e sequer sonhavam que chegariam um dia ao poder.

Agora, avaliou o senador, o Partido dos Trabalhadores não apenas conseguiu chegar ao poder como deixa uma marca histórica ao contribuir diretamente para o crescimento do país. Segundo ele, um estudo isento dos últimos dados econômicos e sociais comprovam que o Brasil mudou radicalmente e para melhor.

Entre as conquistas do partido no governo, Anibal Diniz citou a transferência de renda para os mais pobres, a recuperação do nível de emprego formal e do poder de compra dos salários, a popularização do crédito e a ampliação do acesso à educação com criação de novas universidades. Ele lembrou que 28 milhões de brasileiros que saíram da pobreza nos últimos anos.

O senador ressaltou também que o desenvolvimento sustentável existente no Brasil, com ampla geração de emprego, vem sendo construído com base em um quadro de sólido equilíbrio macroeconômico, com dívida interna sob controle e inflação baixa. Situação oposta ao que enfrentam hoje os países desenvolvidos, que combinam dívidas altas e retração econômica, em meio a uma das mais sérias crises financeiras internacionais.

- Não cresceremos tanto quanto gostaríamos, mas continuaremos a distribuir renda. Ao contrário de outros períodos de expansão econômica, este desenvolvimento sustentável se concretiza com o fortalecimento das instituições democráticas e do Estado Democrático de Direito. Agora o estado brasileiro é transparente e está submetido a um rígido controle social - afirmou.

Anibal Diniz elogiou ainda a política externa adotada pelo governo do Partido dos Trabalhadores, em que a relação com os países emergentes ou da região do cone Sul foi priorizada sem que, com isso, descuidar das relações com países desenvolvidos.

- Hoje o PT é o partido de maior popularidade do país. O povo sabe reconhecer quem realmente está do seu lado e o Partido dos Trabalhadores, com seus inevitáveis erros e seus extraordinários acertos, sempre esteve e estará ao lado do povo brasileiros. Um Brasil que apesar da crise mundial passa por um grande momento histórico, que deita as bases de um futuro brilhante - comemorou. 

Bancada do Acre

Aníbal Diniz também registrou a mudança na coordenação da bancada parlamentar do Acre no Congresso Nacional. O novo coordenador será o deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) e o vice-coordenador será o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O senador desejo sucesso aos parlamentares nesta jornada em 2012.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: