Senadores participam de reunião no Ministério da Justiça sobre situação de haitianos

Da Redação | 14/02/2012, 12h42

O Ministério da Justiça realiza às 15h desta terça-feira (14) uma reunião de emergência para discutir a situação dos imigrantes haitianos no Amazonas e no Acre. A situação será debatida por representantes de diversos ministérios; pelos prefeitos das cidades de Tabatinga (AM) e Brasileia (AC); e pelos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Fernando Collor (PTB-AL), este presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Um grande número de haitianos tem ingressado no Brasil, principalmente por municípios da região Norte, fugindo das condições adversas desde que um terremoto devastou seu país em 2010.

Em audiência pública realizada pela CRE, na segunda-feira (13), senadores e representantes do governo federal afirmaram que a situação dos haitianos no Acre está quase solucionada, mas ressaltaram que o problema permanece em Tabatinga. Cerca de quatro mil haitianos teriam chegado ao município desde 2010 - dos quais 1.460 somente em janeiro passado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: