Eduardo Braga manifesta preocupação com condições de saúde de imigrantes haitianos

Da Redação | 14/02/2012, 16h42


O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (14), preocupação com o estado de saúde de 343 imigrantes haitianos que chegaram à cidade de Tabatinga (AM) depois de 13 de janeiro. Nessa data, foi publicada resolução do Conselho de Migração concedendo vistos humanitários aos haitianos que já se encontravam no país. Os imigrantes que chegaram depois ficaram numa espécie de impasse jurídico.

De acordo com Eduardo Braga, os haitianos além de terem sido notificados pela Polícia Federal a deixarem o país, sem ter condições de fazê-lo, enfrentam problemas graves de saúde. Vários dois imigrantes foram diagnosticados como portadores de hepatite C, sífilis e Aids.

- Hoje mantive vários contatos com a Secretaria de Saúde do Amazonas e com as unidades de saúde do Estado porque estamos muito preocupados com a situação de saúde destes haitianos que chegaram de forma frágil ao Brasil - disse.

Eduardo Braga informou que participaria de reunião, ainda na tarde desta terça, com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para tratar da questão. 

Abastecimento de água em Manaus 

O senador defendeu também a anulação de contrato de concessão de serviços de fornecimento de água tratada firmado pela Prefeitura de Manaus com a empresa Águas do Amazonas. Segundo Eduardo Braga, a empresa vem há mais de seis anos deixando de executar obras de expansão da rede de água na cidade de Manaus, previstas no contrato, prejudicando milhares de cidadãos manauenses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: