CRE define cronograma de audiências sobre política internacional neste primeiro semestre

Da Redação | 10/02/2012, 14h44

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado definiu o cronograma do ciclo de audiências sobre os rumos da política externa brasileira e outros temas da agenda internacional a ser realizado neste primeiro semestre de 2012.

A situação dos imigrantes haitianos no Brasil, a crise na União Europeia, os conflitos nos países árabes, o terrorismo e os ilícitos transnacionais estão entre os assuntos que vão ser abordados por senadores e convidados, conforme anunciou o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL), na quinta-feira (9).

- Buscamos a promoção de debates de alto nível, abordando áreas e temas atinentes às atribuições da comissão - afirmou Collor. Segundo ele, os senadores podem colaborar com sugestões de novos temas e convidados.

Serão 13 painéis ao todo, sempre às segundas-feiras, às 18 horas. O primeiro encontro já está marcado para o dia 13. A agenda completa é a seguinte:

4º Ciclo: "Temas da Agenda Internacional"

* 13/02 - 1º painel: Imigração haitiana para o Brasil: avaliação das relações com o Equador, Peru e Colômbia como rota de ingresso de haitianos no Brasil. Regularização da situação dos imigrantes haitianos.

* 27/02 - 2º painel: Relações do Brasil com os países sul-americanos: Venezuela; Bolívia (brasileiros proprietários de fazendas na fronteira); Paraguai (brasiguaios) e Argentina (consequências para a economia brasileira de medidas adotadas pelo país vizinho). Posição do Mercosul em face da atual conjuntura em nosso subcontinente.

* 05/03 - 3º painel: Análise da crise da União Européia: consequências para as relações comerciais Brasil-UE em 2012. Novo desenho político, comercial e institucional da região no pós-crise. Situação da Itália, Espanha, Portugal e Grécia e repercussões para a economia brasileira.

* 12/03 - 4º painel: Meio ambiente - Conferência Rio +20: agenda, organização e expectativas para o evento.

* 19/03 - 5º painel: O mundo árabe I - Síria e Irã: Síria: posição contrária da Rússia e China a embargos ou outras sanções em face da probabilidade de sua transformação em intervenção armada. Irã: embargo europeu/americano e a resposta do governo iraniano. Artefato nuclear.

* 26/03 - 6º painel: O mundo árabe II - Egito e Líbia: Eleições no Egito. Irmandade Muçulmana e lideranças políticas. Repercussão na estabilidade política do Oriente Médio. Líbia: exemplo negativo de intervenção militar em face da ausência de liderança e os embates armados entre as diversas facções.

* 09/04 - 7º painel: Terrorismo, ilícitos transnacionais e a defesa cibernética: principais ameaças terroristas; tráfico de pessoas, armas e drogas; defesa cibernética.

5º Ciclo: "Política Externa Brasileira"

* 16/04 - 1º painel: 2012, um ano de crise no mundo: análise dos aspectos econômicos, políticos, sociais, ambientais e de defesa dos principais atores globais e para os países em desenvolvimento.

* 23/04 - 2º painel: Avaliação e prioridades da política externa brasileira: acordos bilaterais; atuação em organizações internacionais; ingresso no Conselho de Segurança da ONU; parcerias e oportunidades (Europa, EUA, China e Américas).

* 07/05 - 3º painel: A diplomacia do futuro: perspectivas.

* 14/05 - 4º painel: O Parlamento e a política externa brasileira: o Senado Federal e o papel da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

* 21/05 - 5º painel: Conferência Rio + 20: avaliação da agenda; evolução da organização e expectativas.

* 28/05 - 6º painel: A ordem econômica mundial e o Brasil: o Brasil face à nova ordem econômica mundial: BRICS e G-20.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: