Brasileiros com pedidos de visto para os EUA terão atendimento ampliado

Da Redação | 10/02/2012, 11h47

A embaixada dos Estados Unidos enviou mensagem à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado informando que passará a fazer entrevistas para a concessão de visto em dois turnos e também aos sábados. A nova rotina será adotada igualmente pelos consulados daquele país no Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com o comunicado, lido na manhã de quinta-feira (9) em reunião da CRE pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

A intenção da medida é diminuir o tempo de espera dos viajantes brasileiros pela permissão para entrar nos Estados Unidos. A embaixada informou ainda que desde o fim de agosto do ano passado tem feito mutirões para tornar mais ágil o atendimento. E anunciou a nomeação de 57 novos oficiais consulares para o Brasil nos próximos meses, além da realização de obras de reforma, ampliação e modernização das sedes dos consulados, de modo a atender melhor o público.

A mensagem à CRE foi uma resposta a ofício enviado em dezembro de 2010 pelo então presidente da comissão, o agora ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pediu a abertura de um consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. Até hoje os mineiros têm que se deslocar ao Rio, São Paulo ou Brasília para entrevistas e entrega de documentos. A embaixada informou que essa reivindicação foi encaminhada ao Departamento de Estado, órgão responsável pela política externa. 

Empregos

Em 19 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso na Disney (Flórida), deixando clara a intenção do governo de simplificar e acelerar o processo de visto para os turistas. "Quanto mais gente visitar a América, mais americanos voltarão ao trabalho", afirmou na ocasião. No mesmo dia, ele assinou uma ordem executiva com um pacote de medidas para fortalecer o turismo no país. Entre elas, está a nomeação de mais de 100 cônsules para o Brasil e a China.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: