Ângela Portela: reforma administrativa de Dilma vai melhorar serviços públicos

Da Redação | 10/02/2012, 12h41


Ao manifestar apoio à reforma administrativa que a presidente Dilma Rousseff pretende implementar, a senadora Ângela Portela (PT-RR) disse que a iniciativa vai melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Assim como a presidente, a senadora avalia que o desafio a ser enfrentado não é o tamanho da máquina pública, e sim a sua eficiência.

- A tese do Estado mínimo foi cantada em prosa e verso pelos neoliberais, mas os fatos demonstraram seu erro. Essa tese apenas impôs mais sacrifícios aos que dependem do serviço público - afirmou a parlamentar nesta sexta-feira (10).

Segundo Ângela Portela, serão necessários o aumento dos investimentos governamentais e a adoção de processos que assegurem sua otimização - o que deverá ser feito por meio de critérios gerenciais. Ela também ressaltou que é indispensável a fixação de metas e cronogramas de gastos, além de acompanhamento periódico.

A senadora também frisou que os agentes do Estado, especialmente os que estão na cúpula do governo, devem dar acesso a informações sobre execução e andamento de projetos.

- É preciso garantir o controle em tempo real das ações do governo - explicou.

Nesse contexto, Ângela Portela assinalou a crescente importância da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para o sucesso da reforma, "pois cabe a ela o monitoramento de todo o sistema e a cobrança de resultados".

Ao citar as dificuldades dessa empreitada, a senadora observou que "o Estado brasileiro ainda traz muitas marcas do passado cartorial e patrimonialista, e esteve a serviço de poucos por tempo extremamente longo". Ela também reconheceu "o surgimento de uma nova classe média, que traz consigo uma demanda por serviços públicos de qualidade". 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: