Wellington Dias homenageia PT e Apolônio de Carvalho

Da Redação | 09/02/2012, 19h06


Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (9), o senador Wellington Dias (PT-PI) parabenizou seu partido, que completa 32 anos na sexta-feira (10). O senador disse que o PT é o único partido de sua vida.

Wellington Dias lembrou que o PT participou da luta pela democracia, pelas eleições diretas e pela liberdade de imprensa. O senador informou que na festa em que será comemorado o aniversário do partido, em Brasília, está prevista a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador cumprimentou todos os filiados ao partido, citando, em especial, sua esposa, a deputada Rejane Dias (PT-PI), e o governador da Bahia, Jacques Wagner.

Apolônio Carvalho

Wellington Dias também fez uma homenagem a Apolônio de Carvalho, que faria 100 anos nesta quinta. O senador relembrou a biografia do militante comunista que nasceu em Corumbá (MS), em 1912, e morreu no Rio de Janeiro, em 2005.

Apolônio, disse o senador, era chamado pelo escritor baiano Jorge Amado de "o herói de três pátrias", por ter participado da guerra civil espanhola e da resistência francesa contra os nazistas, além de ter lutado contra a ditadura militar no Brasil. Apolônio militou no partido comunista e foi exilado. No retorno do exílio, participou da fundação do PT, em 1980.

- Apolônio foi um exemplo de militante internacionalista e um otimista incorrigível - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: