Vanessa Grazziotin defende ajuda a migrantes haitianos e diz que CPI do Tráfico de Pessoas tratará do assunto

Da Redação | 09/02/2012, 16h00


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) cobrou nesta quinta-feira (9), em Plenário, uma ação mais efetiva do governo federal para resolver a situação dos migrantes haitianos no Brasil. Segundo a senadora, o povo e o governo amazonense têm demonstrado solidariedade com os migrantes, mas é preciso ampliar as ações do governo federal.

- O governo federal mobilizou uma equipe do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para ir até lá, entretanto a ajuda é muito pequena ainda. Precisamos ampliar essas ações.

Os haitianos têm migrado para o Brasil para fugir da miséria em seu país, fortemente agravada com o terremoto ocorrido em 2010, que destruiu a capital, Porto Príncipe. O principal destino dos migrantes são os estados do Acre e do Amazonas. A senadora observou que muitos deles têm entrando no Brasil de forma irregular, conduzidos por "coiotes" - homens que cobram para guiar imigrantes clandestinos pela fronteira entre dois países.

- São pessoas muito pobres que muitas vezes pagam de US$ 3 mil a US$ 6 mil para chegar ao Brasil e quando não têm o dinheiro todo, segundo denúncias, até órgãos são retirados para fins de tráfico - lamentou.

Para discutir o problema, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, da qual a senadora é presidente, aprovou nesta quinta-feira (9) requerimento para a realização de audiência pública em Manaus. O evento, com data provável de 5 de março, será realizado em conjunto com as comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Relações Exteriores (CRE) do Senado. A intenção, segundo a senadora, é ouvir não só autoridades, mas também o máximo possível de migrantes haitianos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: