Cícero Lucena defende oferta do ensino fundamental em período integral nas escolas públicas

Da Redação | 08/02/2012, 18h30


Ao comentar ações e pesquisas do movimento Todos Pela Educação, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 94/2003) que torna obrigatório o oferecimento do ensino fundamental em período integral nas escolas públicas. De autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronta para ser votada em primeiro turno no Plenário.

O senador explicou que o movimento civil organizado Todos Pela Educação, criado em 2006, defende a realização de cinco metas até o ano de 2022: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos e investimento em educação ampliado e bem gerido.

Recentes dados divulgados pelo movimento, disse o senador, mostraram que o Brasil ainda tem 3,8 milhões de crianças entre 4 e 17 anos fora da escola. No estado da Paraíba, acrescentou Cícero Lucena, mais de 73 mil estudantes nessa faixa etária estão nessa situação.

- Onde estão esses paraibanos? Que futuro espera esses jovens? Essa é a pergunta e o grande desafio que a administração pública deve responder - pontuou.

Cícero Lucena lamentou que o número de alunos matriculados na capital da Paraíba, João Pessoa, tenha diminuído nos últimos anos, chegando a 55.029 alunos matriculados em 2011.

- Em 2004, quando conclui o meu mandato de prefeito da capital João Pessoa, esse número era de 67.785 alunos matriculados - afirmou.

Em aparte, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) elogiou o pronunciamento do colega e defendeu a capacitação e especialização dos professores brasileiros, principalmente os que trabalham com pessoas com deficiência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: