Faixa de Fronteira e Amazônia podem ganhar plano nacional de desenvolvimento

Da Redação | 07/12/2011, 12h32

O presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), anunciou nesta quarta-feira (7) que o colegiado vai apresentar, no primeiro semestre de 2012, projeto de um Plano Nacional de Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira e Amazônia. O parlamentar falou à Agência Senado após fazer um balanço dos trabalhos deste ano da subcomissão, que integra a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE).

- Realizamos mais de dez audiências, ouvimos 47 autoridades de diversos setores das áreas de segurança, de defesa, de infraestrutura, de saúde, para que possamos no ano que vem apresentar um projeto que constitua um plano nacional de desenvolvimento da Faixa de Fronteira e da Amazônia. Vamos apresentar [o projeto] no primeiro semestre do ano que vem, se possível, ainda no primeiro trimestre - disse Mozarildo.

A faixa de fronteira consiste numa porção de terra de 150 quilômetros de largura, que se estende por quase 17 mil quilômetros (7.363 km de linha seca e 9.523 km de rios, lagos e canais) do Amapá ao Rio Grande do Sul e abrange 588 municípios de 11 estados, sendo habitada por 10 milhões de brasileiros. O senador ressaltou que a região é "muito vulnerável" e necessita de ações mais efetivas por parte do governo.

- É chegada a hora de o Brasil ter um plano nacional que se preocupe com a defesa e com a segurança, principalmente com o desenvolvimento. Para que aqueles que habitam a região não se sintam vulneráveis a ações de criminosos que cometem tráfico de drogas, contrabando de armas, tráfico de pessoas e desvio de nossos recursos naturais - disse.

Relatório

Durante a reunião da subcomissão realizada na manhã desta quarta-feira foi aprovado o relatório da reunião referente ao ciclo de audiências da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira sobre Relações Internacionais com os países da Faixa de Fronteira.Esse foi o sexto tema do ciclo de debates sobre desenvolvimento da faixa de fronteiras e da Amazônia que discutiu também os tópicos "Fronteiras e Segurança Nacional"; "Desenvolvimento Econômico e Social na Faixa de Fronteira"; "Infraestrutura na região de fronteira"; "Questão indígena e fundiária"; além do "Plano Estratégico de Fronteiras".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: