Eunício destaca empenho do Senado em aprovar proposta de consenso de novo Código Florestal

Da Redação | 07/12/2011, 15h31


Um dia após a aprovação em Plenário do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), aproveitou para destacar o empenho dos senadores em elaborar uma proposta de consenso junto a ambientalistas, governo e produtores rurais.

Agradecimentos especiais foram dirigidos por Eunício aos relatores da proposta, senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC); ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); e ao senador José Agripino (DEM-RN), com quem apresentou emenda ao projeto.

Em resposta aos elogios, Luiz Henrique destacou a importância da emenda de Agripino e Eunício para inserir a proteção aos manguezais na proposta, sem descuidar de ordenar também a exploração de apicuns (criatórios de camarões) e salgados (extração de sal).

- Ao mesmo tempo em que era necessário proteger os manguezais, que vão do Amapá a Santa Catarina e são de uma importância vital como criatório da fauna marinha, precisava reconhecer as ocupações humanas em apicuns e salgados, muito importantes para a geração de emprego e atividade econômica especialmente no Nordeste - comentou o relator do novo Código Florestal.

Agripino destacou o posicionamento firme de Eunício em defesa da exploração econômica de apicuns e salgados, áreas que, segundo ele, não poderiam ser confundidas com os manguezais por não guardarem vida vegetal ou marinha.

Conforme explicou, a emenda de ambos abriu uma perspectiva de uso de áreas "que não guardam vida nenhuma", mas servem para a geração de renda em localidades "paupérrimas" e a manutenção de 42 mil empregos.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) também aproveitou para enaltecer "o didatismo e a eloquência" demonstrados por Eunício ao explicar a diferença entre manguezais, salgados e apicuns na defesa da emenda em Plenário.

-Era nosso dever fazer a defesa desses 42 mil empregos com tanta veemência - respondeu Eunício.

Por sua vez, Rollemberg acredita ter sido aprovado um novo Código Florestal equilibrado, que traz tranquilidade ao meio rural e atende aos anseios dos ambientalistas.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: