Sérgio Souza: resultados da COP-17 serão fundamentais para futuro da humanidade

Da Redação | 01/12/2011, 15h15


Primeiro a discursar na sessão deliberativa desta quinta-feira (1º), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse que os resultados da 17ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-17) serão fundamentais "para o futuro da humanidade".

- É sabido que a crise econômica mundial não favorece um entendimento entre as nações, mas, ainda assim, é essencial que alguma evolução seja atingida nessas negociações que ocorrerão na cidade de Durban - declarou.

A COP-17 acontece em Durban, na África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro de 2011 com a presença de representantes das mais importantes nações do planeta, diplomatas, cientistas, ambientalistas e autoridades governamentais.

- Enfim, inúmeras personalidades com a responsabilidade de buscar um entendimento global para o enfrentamento das mudanças climáticas no planeta - disse.

Para o senador, a melhor saída para esses negociadores seria a prorrogação do Protocolo de Kyoto, assinado depois da COP-3, em 1997. Sérgio Souza afirmou que o grande mérito desse Protocolo foi criar um sistema internacional, "legalmente vinculante", no qual os países, inclusive os desenvolvidos, se comprometeram a limitar as emissões de poluentes e gases a adotar políticas de mitigação e adaptação.

Entretanto, disse o senador, a vigência do Protocolo de Kyoto terminará no final de 2012 e ele acredita ser muito difícil que os países consigam fechar um novo acordo tão bom quanto o de Kyoto. Por isso, opinou, a melhor saída seria mesmo a prorrogação das determinações desse Protocolo, mesmo com suas debilidades, como a não adesão de uma das nações mais poluidoras, os Estados Unidos.

Recentemente, um dos principais negociadores do Brasil na COP-17, o embaixador André Corrêa do Lago, disse que o país vai apoiar a aprovação de uma emenda que privilegie o Protocolo de Kyoto, trazendo sua prorrogação pelo menos até 2020 - informou.

Sérgio Souza avalia que o Protocolo de Kyoto foi o único grande acordo internacional já obtido até o momento em relação ao clima, feito "que poderá nunca mais ser alcançado".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: