Anibal Diniz elogia novo programa de atenção básica da saúde, que recompensará bom atendimento
Da Redação | 30/11/2011, 16h18
O senador Anibal Diniz (PT-AC) elogiou em Plenário nesta quarta-feira (30) o programa Saúde mais perto de você - acesso e qualidade, cujo objetivo é envolver os gestores de saúde municipais, estaduais e federais na aplicação de estratégias de melhoria de atendimento da atenção básica de saúde. Para obter sucesso, os gestores serão premiados com aumento de recursos de 20%, que ainda poderão ser dobrados caso os resultados sejam ainda melhores.
Aníbal Diniz informou que o lançamento do programa reuniu na terça-feira (29) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, mais de mil gestores de saúde, entre governadores, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais.
- Trata-se de momento histórico que reuniu um conjunto de administradores num verdadeiro pacto pela valorização da atenção básica. Não venceremos o desafio de melhorar a saúde pública sem a atuação unida de todos os municípios e o governo federal - defendeu.
Anibal Diniz salientou ainda que 71% dos municípios aderiram ao programa, com 17.669 equipes de atenção básica. Com o incremento de recursos, cada equipe poderá receber o chamado componente de qualidade cujo valor mensal é de R$ 1.700 por grupo e pode chegar a R$ 8.500, a depender das avaliações de resultado.
- A ideia é premiar as unidades que verdadeiramente trabalham por um bom atendimento à população. Os resultados serão lançados num portal na internet, no site do departamento de atenção básica do Ministério da Saúde em todos os municípios brasileiros. A intenção é que a população tenha em mãos ferramentas para cobrar a qualidade do atendimento - explicou o senador.
Segundo o senador, com o aumento de recursos e de financiamento à atenção básica, as equipes estarão mais motivadas e também mais preparadas para um melhor atendimento, capazes de atender a população com qualidade.
Anibal Diniz ressaltou a presença no encontro do governador do Acre, Tião Viana (PT), que, por sua vez, destacou a importância da atenção básica de saúde como "porta de entrada" do sistema público.
Haitianos no Acre
O parlamentar relatou ainda reunião da qual participou, juntamente com Tião Viana e o secretário de Justiça, Paulo Abrão, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da situação dos refugiados do Haiti. Eles têm atravessado a fronteira brasileira junto à Bollívia e chegando às cidades de Brasileia e Assis Brasil. Isso já constitui um problema que, de acordo o senador, o governo do Acre não tem condições de resolver sozinho.
Ele sinalizou que a situação está "quase incontrolável" e já estão instaladas 1.200 pessoas, das quais já foram atendidas 700, porém 500 estão alojadas em local onde somente caberiam 80 pessoas. É necessário ainda, afirmou, de auxílio do Itamaraty para resolver o problema desses refugiados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: