Suplicy lê mensagem da Mãe Sylvia de Oxalá

Da Redação | 24/11/2011, 15h33


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu nesta quinta-feira (24), em Plenário, carta endereçada a todos os senadores pela ialorixá do Axé Ilê Obá, Mãe Sylvia de Oxalá, em que agradece o convite do senador para participar, em Brasília, dos eventos comemorativos do mês da Consciência Negra. Na carta, Sylvia lamenta não poder deixar suas obrigações em São Paulo e saúda o governo federal pela abertura de espaços para o diálogo com os movimentos negros.

A ialorixá disse que a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com status de ministério, garantiu que as ações voltadas para a população negra tivessem o apoio institucional necessário para serem implementadas de maneira sistemática e articulada. Ela acrescentou que, nesse início do governo Dilma, o compromisso com a igualdade racial persiste, com o lançamento da campanha Igualdade Racial é pra Valer, entre outras ações, como a inclusão do dia 20 de novembro no calendário oficial como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Ainda assim, afirma a líder religiosa em sua carta, "não faltam ao povo negro motivos para se indignar e lutar". Para ela, mesmo com tantos avanços, o país "está longe de se ver livre da desigualdade baseada na cor da pele".

Ao final da leitura, Suplicy disse que é solidário à causa e destacou a importância do respeito às pessoas de todas as raças, e às religiões e credos de cada um.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: