Humberto Costa comemora universalização do Samu em Pernambuco
Da Redação | 22/11/2011, 16h52
A universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pernambuco foi comemorada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) em Plenário nesta segunda-feira (22). Humberto Costa, que, quando ministro da Saúde, no primeiro governo Lula, implantou o Samu em Recife e outras capitais, mencionou pesquisa segundo a qual o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência é considerado o programa social mais bem avaliado do governo.
- Hoje, temos 1.618 ambulâncias de suporte básico, que fazem atendimentos mais simples, e 450 ambulâncias de suporte avançado, verdadeiras UTIs, além de 159 centrais de regulação médica e, aproximadamente, 112 milhões de brasileiros e de brasileiras que são cobertos pelo Samu - detalhou o senador
Em Pernambuco, Humberto Costa informou que o governo estadual irá antecipar recursos para a compra de ambulâncias e centrais de regulação que mantêm comunicação com a unidade móvel para uma população de nove milhões de habitantes.
Ele destacou que o objetivo do Samu é prestar socorro à população em situações de urgência e emergência, na via pública ou em residências, com equipes especificamente preparadas para esse atendimento. E disse que, desde 2004, quando foi implantado, foram salvas milhares de pessoas que não teriam outra opção de socorro médico. Por isso, já é considerado serviço de "alto grau de excelência".
Humberto Costa declarou ainda que a eficácia do serviço é tal que acaba pondo à mostra as deficiências do sistema hospitalar, porque ao levar emergências para tratamentos de maior complexidade nos hospitais, mostra que estes nem sempre estão capacitados para atender a toda a demanda.
O serviço também atua, ressaltou o parlamentar, em conjunto com a Marinha, com helicópteros associados a "ambulanchas" para atendimento e transporte por via aérea em locais como a Ilha de Itaparica, na Bahia, e em Belém, no Pará, e outros estados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: