Suplicy elogia entrevista do presidente do Banco Central

Da Redação | 21/11/2011, 19h56


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em plenário, nesta segunda-feira (21), trechos de entrevista concedida pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, à revista Veja, em que assegura que o Brasil está preparado para enfrentar uma crise externa e que a inflação está sob controle. Suplicy destacou afirmação de Tombini sobre a manutenção das metas do BC para a inflação, para o crescimento e para a taxa de juros.

- Considero que essa entrevista tem uma alta qualidade didática - afirmou.

Suplicy salientou observação de Tombini sobre a crise na Europa. Segundo o presidente do BC, o mundo vive a repercussão da crise de 2008, quando os países desenvolvidos empregaram políticas agressivas para dar apoio à economia, tanto no campo fiscal como na área monetária. Os países emergentes, por sua vez, tiveram uma recuperação rápida por terem sido menos afetados e estão numa situação mais confortável.

O senador também ressaltou os motivos alegados por Tombini para o otimismo. Ele mencionou as reservas do país em moeda estrangeira, que superam os US$ 350 bilhões; os R$ 440 bilhões em depósitos compulsórios retidos pelo Banco Central; e as demonstrações dadas pelo governo de que vai preservar o equilíbrio fiscal. Para Tombini, isso deverá ser um "diferencial" num momento no qual os países ricos vivem uma crise fiscal.

"Contudo, a economia mundial crescerá em ritmo inferior ao que se imaginava. Poderá haver um impacto no comércio exterior, afetando as exportações brasileiras. Desde o fim de julho e o início de agosto começou a ficar mais evidente a desaceleração da economia brasileira. Ao mesmo tempo, houve um agravamento do quadro internacional", descreveu Tombini na entrevista lida por Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: