Jovens senadores concluem mandato

Da Redação | 18/11/2011, 14h12

Os 27 finalistas do 4º Concurso de Redação do Senado - que integraram o Projeto Jovem Senador - participaram na manhã desta sexta-feira (18) de uma reunião com a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, em que foram discutidos os resultados da iniciativa. Durante três dias, estudantes de cada um dos estados da federação atuaram como senadores simbólicos e entenderam como se elaboram as leis do país.

Na ocasião, Cláudia Lyra emocionou-se com a despedida dos jovens parlamentares e os parabenizou pelo comprometimento que tiveram com o projeto.

- Há muito anos eu pretendo trabalhar com a juventude para ajudar a construir a cidadania. Vocês, juntamente com este projeto, são meus filhos - disse ela.

Como resultado, os jovens analisaram, em três comissões, as proposições resultantes das sugestões enviadas por eles em formulários de intenção legislativa. Foram 20 projetos de lei e três propostas de emenda à Constituição que deverão ser enviados para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A simulação das atividades legislativas do Projeto Jovem Senador e a quarta edição do Concurso de Redação do Senado Federal integram o Programa Senado Jovem Brasileiro, voltado aos estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

Ao fim do encontro, os jovens senadores tiveram uma aula sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 30/2011, que trata da elaboração do novo Código Florestal. Para lecionar o tema a eles, foi designada a consultora legislativa para a área ambiental, Carmen Raquel.

Também participaram do evento a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Andréa Valente; o consultor-geral do Senado, Paulo Mohn; e o diretor substituto da Subsecretaria de Projetos Especiais (Supres), Paulo Ricardo Meira. 

Interesse pela Política

Questionados sobre os resultados do Projeto Jovem Senador, os "parlamentares" falaram sobre suas aspirações e anseios acerca desta experiência. Todos mostraram interesse pela política, assim como a vontade de aprofundar o tema dentro das salas de aula.

Para a presidente do colegiado, Fernanda Barbosa Maciel (AM), esta foi uma iniciativa satisfatória e que atraiu a atenção dos jovens para um tema que é pouco debatido nas escolas.

- Para aqueles que pretendem trabalhar com esta área, a oportunidade de criação de uma lei é muito interessante. Nós estivemos debatendo algumas propostas e até foram criadas emendas para alguns projetos de lei, disse a jovem senadora.

Segundo a 1ª Secretária, a estudante Jéssica Perez (MS), esta atividade aproxima os jovens do Parlamento.

- Eu acredito que este projeto é de grande valia para os jovens, porque geralmente somos excluídos pela sociedade e não temos a oportunidade de vir aqui opinar sobre o processo legislativo.

De acordo com o 2º Secretário e 3º colocado no concurso de redação, Carlos Vinícius do Carmo Araújo (DF), esta prática propiciou uma melhor compreensão da rotina do Parlamento.

- A visão que eu tinha dos senadores era bastante estigmatizada e eu achava que eles não trabalhavam realmente. Mas, eu vejo agora que eles têm um trabalho duro nas Comissões e no Plenário.

O vice-presidente, Matheus Faria (MG), avaliou o projeto como fomentador de conhecimento.

- O Projeto Jovem Senador instiga o civismo e a consciência política na juventude e hoje nós representamos o futuro do país. Acredito que os temas voltados à política deveriam ser mais explorados em sala de aula, por exemplo, nas matérias de história, geografia, filosofia e sociologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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