Sarney participa de lançamento de plano do governo federal para inclusão de pessoas com deficiência

Da Redação | 17/11/2011, 13h45

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), participou nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver Sem Limite. Com previsão de R$ 7,6 bilhões em investimentos até 2014, o plano busca promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, ao eliminar barreiras e permitir o acesso a bens e serviços.

O plano Viver Sem Limite pretende oferecer até 150 mil vagas para a qualificação profissional das pessoas com deficiência. As ações previstas serão executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e estão distribuídas em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.

- Estamos aqui para celebrar a coragem de viver sem limites e com autonomia - disse a presidente Dilma Rousseff durante lançamento.

Em seu discurso, a presidente também destacou que as ações de mobilidade urbana do PAC 2 e da Copa de 2014 precisarão cumprir requisitos de acessibilidade.

Entre os senadores presentes à solenidade estavam Wellington Dias (PT-PI), que tem um filha com autismo, e Lindbergh Farias (PT-RJ), que tem uma filha com síndrome de Down. Ambos integram a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: