José Pimentel destaca lançamento do programa Viver Sem Limite
Da Redação | 17/11/2011, 18h43
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (17), o senador José Pimentel (PT-CE) elogiou o programa Viver Sem Limite, lançado nesta manhã pelo governo federal. O programa Viver Sem Limite faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem previsão de R$ 7,6 bilhões em investimentos até 2014 para promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, ao eliminar barreiras e permitir o acesso a bens e serviços.
O programa, informou o senador, une esforços da União, de estados, municípios e organizações da sociedade civil em favor das pessoas com deficiência, com o objetivo de dar instrumentos e ferramentas para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população.
Pimentel explicou que o programa tem quatro eixos: educação, inclusão social, saúde e acessibilidade. Está prevista a construção de novas salas de aula, com recursos multifuncionais, e o oferecimento de 150 mil vagas para cursos profissionais nas escolas federais. O programa vai permitir o encaminhamento ao mercado de trabalho de pelo menos 50 mil pessoas com deficiência, disse o senador, disse o senador, sublinhando que a medida vai ajudar a integrar os portadores de deficiência à sociedade.
O programa ainda vai viabilizar a construção de 1,2 milhão de moradias adaptadas às necessidades especiais dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, conforme informou Pimentel. O senador também destacou que as ações de mobilidade urbana do PAC 2 e da Copa de 2014 precisarão cumprir requisitos de acessibilidade.
- O Viver sem Limite vem em um momento em que a sociedade começa a discutir como oferecer aos que são portadores de alguma deficiência uma vida com melhor qualidade - declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: