Wellington Dias registra realização do Fórum Social Indígena
Da Redação | 16/11/2011, 20h41
O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou nesta quarta-feira (16) a pauta de reivindicações das 38 etnias indígenas reunidas no município de Porto Nacional, em Tocantins, para os Jogos Indígenas Brasileiros e o Fórum Social Indígena. O parlamentar lamentou que o evento não seja considerado um dos mais importantes do país, com a participação de 1.400 índios competindo em várias modalidades esportivas tradicionais e apresentando seus costumes e cultura.
- Ali eu pude perceber o quanto nós, brasileiros, estamos despreparados para lidar com os indígenas. É um país dentro do nosso país, com organização, cultura e regras próprias - afirmou.
Wellington Dias disse que os índios reivindicam um espaço na agenda da Rio +20 para apresentar sua cultura e querem que o Brasil sedie a realização dos Jogos Indígenas Internacionais. Os indígenas também discutiram no fórum questões relativas à saúde e à educação, exigindo que seja respeitada a sua cultura e que o seu idioma seja a primeira língua nas escolas indígenas. O senador disse que essa reivindicação pode ser incluída no Plano Decenal da Educação. Ainda na área da educação, os indígenas pedem a criação da Universidade do Índio.
O senador informou que dos 800 a 900 mil indígenas brasileiros, aproximadamente 500 a 600 mil são eleitores e lamentou que não contem com nenhum representante na Câmara dos Deputados.
Com relação à Fundação Nacional do Índio (Funai), os indígenas apresentaram sua antiga reivindicação: ver um índio na presidência da instituição.
- Eu fico imaginando o rebuliço que não daria um homem na Secretaria da Mulher ou um branco na Secretaria da Igualdade Racial, a confusão que isso não daria. Nós estamos no século 21 e nunca um índio pôde exercer a direção da Funai - disse o senador, lembrando que muitos indígenas estão preparados para o cargo, tendo formação superior nas mais diferentes áreas e cursos de mestrado e doutorado.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) parabenizou, em aparte, Wellington Dias pelo pronunciamento.
Piauí
O senador também registrou que, de acordo com o índice de desenvolvimento criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e o estudo sobre a década passada (2000 a 2009), o Piauí foi um dos estados brasileiros que mais cresceu em várias áreas. Segundo o senador, vários municípios tiveram crescimento excepcional, como o de Curral Novo que mais se destacou no Brasil em educação. Wellington Dias explicou que o índice da Firjan se baseia no Índice de Desenvolvimento Humano para classificar o desempenho dos estados e municípios.
Wellington Dias manifestou o seu orgulho por ter contribuído para o crescimento do Piauí na última década, lembrando que foi governador do estado de 2003 a 2010.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: