Humberto Costa destaca programas de excelência da Saúde no país
Da Redação | 16/11/2011, 16h11
Os programas bem-sucedidos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país foram usados pelo senador Humberto Costa (PT-PE) nesta quarta-feira (16), como argumento para defender a regulamentação da Emenda Constitucional 29. Em pronunciamento em Plenário, o senador lembrou que o tema preocupa a todos os brasileiros e que o Senado em breve terá de se posicionar, ainda que não consiga dar uma solução definitiva para a questão, uma vez que um modelo de regulamentação já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está na Casa para análise (PLS 121/2007).
Humberto Costa respondeu aos que criticam a ideia de criar de novas fontes de recursos para a Saúde. Segundo o senador, problemas de gestão e de desperdício de recursos públicos não são exclusividade da Saúde e podem ser encontrados nas mais diversas áreas. Além disso, a complexidade do SUS também deve ser levada em conta na análise desses problemas.
Depois de criticar a imprensa por divulgar notícias negativas sobre o SUS, mostrando que o sistema teria dado errado, o senador parabenizou a iniciativa da Rede Globo de exibir reportagem sobre a excelência do país na realização de transplantes, no programa Globo Repórter da última sexta-feira (11). Humberto Costa registrou que o Brasil é o segundo maior transplantador de órgãos do mundo, proporcionalmente, e que o sistema de transplante brasileiro é "exemplar, democrático, com controle social, eficaz e inteiramente universal".
- A Saúde também tem outros programas de excelência como o Samu, o programa mais bem avaliado entre as políticas públicas do governo federal, a Farmácia Popular, o segundo de melhor avaliação na área da Saúde, alem do Brasil Sorridente, agora o Rede Cegonha, tantas e tantas coisas relevantes e importantes e só vemos a mídia mostrar aquele SUS que não deu certo - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: