Flexa Ribeiro critica atrasos em obras do PAC em Belém

Da Redação | 09/11/2011, 16h31


Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (9), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou os atrasos nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade de Belém (PA). Para o senador, o PAC não é um projeto de desenvolvimento, tendo como objetivo "acelerar" a então candidatura de Dilma Rousseff à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

- Com esse objetivo, o PAC alcançou sua intenção. Mas, passado o processo eleitoral, não podemos permitir que o PAC não avance - disse o senador.

Flexa Ribeiro citou matéria do jornal Liberal, do último dia 25. Com o título "Obras do PAC são só promessa em Belém", a matéria diz que em três anos 80% do prometido não foi cumprido na capital paraense. Das 37 obras previstas para a região metropolitana de Belém, 17 estão paradas, 12 não começaram e apenas oito estão em andamento.

De acordo com o senador, os projetos têm a ver com a vida de muitas famílias, que estão apenas esperando. Flexa disse que muitas obras do PAC incluem construção de moradias e de esgoto.

- Todos nós queremos que o Brasil avance, mas isso não está acontecendo - lamentou.

O senador lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Congresso Nacional, na terça-feira (8), o Relatório de Fiscalização de Obras de 2011 (Fiscobras 2011). Ele disse que o TCU fiscalizou 230 obras e propôs a paralisação de 26, por conta da gravidade das irregularidades encontradas.

- Das 26 obras com recomendação de paralisação, 19 são obras do PAC e duas são do Pará. O PAC está empacado - disse.

Liberal

O senador também parabenizou o jornal Liberal, de Belém, que vai completar 65 anos de fundação no próximo dia 15. Para Flexa Ribeiro, o Liberal é um dos maiores jornais do país, com qualidade gráfica reconhecida e com muito conteúdo e credibilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: