Humberto Costa elogia programa de atendimento médico domiciliar pelo SUS

Da Redação | 08/11/2011, 16h31


Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou o lançamento, mais cedo, do programa Melhor em Casa pela presidente Dilma Rousseff. O programa, que amplia o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve receber investimento de R$ 1 bilhão.

Humberto Costa explicou que o Melhor em Casa, promovido pelo Ministério da Saúde, vai atender idosos e pacientes com mobilidade reduzida e em situação pós-cirúrgica ou de pós-internação hospitalar. Uma equipe formada inicialmente por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas fará o atendimento multidisciplinar na casa do paciente, com autorização de sua família.

- Esse olhar para a questão social é uma característica marcante do governo da presidente Dilma. Não são poupados esforços para que as pessoas sejam beneficiadas pelas políticas públicas. E esse programa, mais do que reduzir filas nos hospitais, vai tirar o paciente em recuperação do leito hospitalar e levá-lo para ser cuidado em casa, no conforto do lar, perto da família - afirmou o senador, destacando que o atual slogan do governo federal, "País rico é país sem pobreza", é uma síntese de suas políticas

Humberto Costa informou ainda que a previsão do ministério é de que até 2014 pelo menos mil equipes de atenção domiciliar estejam trabalhando pelo país, atendendo, em média, a 60 pacientes simultaneamente. O atendimento será feito regularmente de segunda à sexta e em regime de plantão nos finais de semana e feriados. A expectativa é de que a iniciativa proporcione economia de 60% a 80% dos recursos gastos em internações hospitalares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: