Wilson Santiago afirma que vai recorrer ao STF

Da Redação | 07/11/2011, 13h44

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) afirmou nesta segunda-feira (7) que vai recorrer mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão de autorizar a posse de Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado. A declaração foi dada à Rádio Senado após reunião da Mesa Diretora, que marcou a posse de Cunha Lima para esta terça-feira (8), às 18h.

- Como é que alguém pode ser senador se a própria lei diz, e as decisões judiciais comprovam, que ele está inelegível? - questionou o peemedebista, que ficou em terceiro lugar na disputa para o cargo nas eleições de 2010, e deverá deixar o mandato com a posse do tucano.

- Se ele, ou qualquer um, exerce um mandato sub judice, com certeza poderá ser substituído ou afastado a qualquer momento. Acredito na Justiça - disse Wilson Santiago, que espera poder retornar ao cargo após a posse de Cássio Cunha Lima.

No dia 19 de outubro, o STF determinou a posse imediata de Cássio Cunha Lima, por não reconhecer a possibilidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito de 2010.

Em entrevista à Rádio Senado, Cunha Lima disse que a posse no Senado reafirma conquistas importantes da democracia brasileira e encerra um capítulo "difícil de sua vida pessoal".

- É uma vitória de democracia. Prevaleceu a vontade soberana do povo da Paraíba, que me elegeu com mais de um milhão de votos. Venceu a democracia e, portanto, fortalecem-se as instituições porque o Senado cumpre a decisão do Supremo e respeita naturalmente a vontade popular - disse Cássio Cunha Lima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: