Roberto Requião registra participação em reunião do Parlasul

Da Redação | 03/11/2011, 17h06


Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) registrou sua participação, no Uruguai, na mais recente reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), integrado por parlamentares dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Roberto Requião, que atualmente preside o Parlasul, informou que o Uruguai será o próximo país a assumir a presidência daquele parlamento, com a missão de redigir definitivamente um regimento interno para a instituição.

O senador ressaltou que o regimento interno do Parlasul precisa garantir aos países o poder de veto quando uma questão referente à soberania de cada um deles estiver em jogo.

A leitura do regimento, afirmou, ficou agendada para o próximo dia 15, enquanto a posse de 37 parlamentares brasileiros no Parlasul ficou marcada para o dia 29. A presidência do Parlasul é exercida de forma alternada pelos quatro países que o compõem.

Em seu discurso, Roberto Requião registrou ainda que requereu a ida de um assessor da Câmara dos Deputados ao Uruguai, pedido que foi indeferido pela Presidência daquela Casa. O senador considerou a recusa "desagradável", ressaltando que encaminhará consulta ao presidente do Senado, senador José Sarney, que preside a Mesa do Congresso Nacional para esclarecer se o Parlasul é uma instituição independente ou um órgão subordinado ao funcionalismo da Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: