Paulo Paim destaca importância do Estatuto da Igualdade Racial
Da Redação | 18/10/2011, 18h04
O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em Plenário, nesta terça-feira (18), importância da aprovação pelo Congresso Nacional da Lei 12.288/2010, o Estatuto da Igualdade Racial.
De acordo com Paim, o Estatuto representou um marco jurídico, histórico, social, moral em defesa de pessoas discriminadas como mulheres, idosos crianças, negros, indígenas e ciganos.
- A conquista desta lei representa um caminho sem volta para a inclusão - disse.
Na avaliação do senador, as ações afirmativas previstas no Estatuto são de importância fundamental para o combate da desigualdade racial no país e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Como exemplo bem sucedido das ações afirmativas, Paim citou a política de quotas adotada em universidades, que, segundo ele, possibilitou o ingresso de aproximadamente um milhão e trezentos mil jovens da classe trabalhadora ao ensino superior.
Com relação à política de quotas, Paim defendeu ainda a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 180/2008, da deputada Nice Lobão (DEM-MA) que institui 50% de reserva de vagas para estudantes da rede pública.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: