Número de mensagens à Ouvidoria do Senado cresce 276% em agosto
Da Redação | 20/09/2011, 19h41
A quantidade de mensagens recebidas pela Ouvidoria do Senado foi quase três vezes maior em agosto que em julho, primeiro mês inteiro de funcionamento. Os dados estão em relatório divulgado nesta terça-feira (20). O tema mais abordado pelos cidadãos desde a instalação da ouvidoria, em 28 de junho, é a atuação parlamentar, assunto de 31,7% do total de 369 mensagens.
Para o ouvidor-geral do Senado, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o aumento de 276,5% na quantidade de mensagens recebidas mostra que há tendência é o crescimento expressivo nos próximos meses. O senador acredita que o segundo semestre de 2011 será marcado pela discussão de grandes temas. Entre as proposições que estão sendo discutidas estão as da reforma política e o PLC 30/2011, do novo Código Florestal.
- É essa consciência da importância da participação dos cidadãos que eu quero incentivar nesses dois anos que estarei à frente da Ouvidoria do Senado Federal - afirmou.
Além dos 31,7% de mensagens sobre a atuação dos parlamentares, a ouvidoria recebeu muitas manifestações sobre assuntos relacionados à gestão administrativa, que incluem dúvidas sobre concurso público e solicitações de publicações, por exemplo. Essas mensagens somaram 29,3% do total. Em seguida, aparecem os temas previdência e trabalho, com 6,2% e 2,7%, respectivamente.
As reclamações ainda são o motivo da maior parte das mensagens. Elas representam 39,8% do total, seguidas por solicitações (29,3%), sugestões (12,5%), críticas (8,4%), elogios (5,7%) e denúncias (4,3%).
Regiões
A Região Sudeste é responsável pela maior parte das mensagens, com 45,5% do total, contra 4,9% da Região Norte, região com o menor número de mensagens à ouvidoria.Na divisão por unidade da federação, o estado de São Paulo foi o que mais se manifestou, com 31,7% do total de mensagens.
De acordo com o relatório divulgado pela ouvidoria, os homens são maioria entre os cidadãos que se manifestam: 73,4% das mensagens foram enviadas por eles. Quanto à escolaridade, a maioria tem ensino médio (37,1%) e ensino superior (32,8%) completos.
Ouvidoria
A Ouvidoria do Senado recebe mensagens de todo o Brasil sobre os mais variados assuntos relacionados às atividades legislativas e administrativas da Casa. O prazo para resposta é de até 30 dias úteis e as mensagens podem se transformar em audiências públicas, seminários, sugestões para projetos e em ações voltadas ao aprimoramento dos serviços do Senado.
Para se manifestar, o cidadão pode acessar o Portal da Ouvidoria na internet em www.senado.gov.br/ouvidoria; enviar carta (Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo II, Bloco A, Térreo. Brasília - DF. CEP 70165-900); preencher formulários disponíveis nos corredores do Senado ou telefonar para o serviço Alô Senado e escolher a opção "Fale com a Ouvidoria". O número é 0800 612211.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: