Subcomissão da Copa do Mundo define visitas a sedes e audiências públicas

Da Redação | 20/09/2011, 18h11

Em reunião nesta terça-feira (20), a Subcomissão da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 confirmou o senador Zezé Perrella (PDT-MG) como seu vice-presidente e apresentou o plano de trabalho para o restante do segundo semestre de 2011. A subcomissão pretende formular sugestões nas áreas de turismo e infraestrutura para auxiliar nos preparativos para os três eventos. Uma das prioridades é garantir que as competições deixem legados significativos para a sociedade brasileira.

O plano de trabalho apresentado define as datas para as três etapas restantes do Fórum Legislativo nas Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014. Os senadores visitarão Natal no dia 26 deste mês, Rio de Janeiro no dia 10 de outubro e São Paulo no dia 24 de outubro.

A presidente da subcomissão, senador Lídice da Mata (PSB-BA), considerou "muito produtivas" as etapas já realizadas nas demais cidades sede: Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Brasília, Cuiabá, Salvador e Porto Alegre.

Além da conclusão do fórum, a subcomissão realizará cinco audiências públicas, com os seguintes temas: "Copa Verde: Políticas Sustentáveis"; "A Rede de Proteção Social Necessária e as Políticas de Acessibilidade para a Copa de 2014"; "As políticas de Qualificação Empresarial e Profissional para a Copa de 2014"; "Os Impactos da Copa sobre a Tecnologia de Informação (TI) Brasileira"; e "Transparência na Copa".

O vice-presidente Zezé Perrella sugeriu que o Fórum Legislativo retorne a Belo Horizonte, pois, segundo ele, as obras de reforma do estádio Mineirão são as mais adiantadas do país. O senador salientou que, no aspecto ambiental, a arena de Minas Gerais será inigualável, por ter uma área de 600 hectares de área verde preservada.

Lídice da Mata aceitou a sugestão de retornar à capital mineira. A subcomissão deve tentar organizar uma visita conjunta com o colegiado correspondente da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: